Notícia: CÂMARA DE TRINDADE HOMENAGEIA CIDADÃ...

CÂMARA DE TRINDADE HOMENAGEIA CIDADÃOS ILUSTRES – COMENDA IRACI BORGES



Em Sessão Solene, na última segunda-feira (21/08), a Câmara Municipal de Trindade prestou homenagens a pessoas que ajudaram e ajudam a construir a história da cidade. Foi uma noite linda. Os presentes ficaram emocionados pelo reconhecimento. O Plenário da Casa ficou completamente lotado. Alguns homenageados receberam a Comenda Iraci Borges, uma alta honraria da Casa de Leis da cidade. Uma delas, a presidente do Superior Tribunal de Justiça, STJ, ministra Laurita Vaz, que viveu por muitos anos em Trindade, e adotou a Capital da Fé como casa.

Iraci Borges

A comenda foi batizada com o nome desta grande mulher, que ajudou a formar várias gerações de homens e mulheres que nasceram ou optaram por morar em Trindade. Primeira vereadora de Trindade, Iraci Borges sempre desempenhou papel de relevância na sociedade local, onde liderou movimentos feministas, além de ter presidido a Academia Trindadense de Artes, Ciências e Letras.

Homenageados

Laurita Hilário Vaz
Natural de Anicuns-GO em 21/10/1948,casada com José Francisco Vaz, Laurita Vaz formou-se em 1976 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especializou-se em Direito Penal e em Direito Agrário na mesma instituição. Foi promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás entre 1978 e 1984, quando ingressou no Ministério Público Federal como procuradora da República. Foi promovida a procuradora regional em 1997 e a subprocuradora-geral da República em 2000. Foi membro do Conselho Penitenciário do Distrito Federal entre 1986 e 1998, presidindo-o de 1995 a 1997. Em 2001, foi nomeada ministra do Superior Tribunal de Justiça, em vaga destinada a membro do Ministério Público Federal. Compôs o Tribunal Superior Eleitoral de 2011 a 2014. Foi professora do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), onde lecionou Direito Processual Penal é uma jurista brasileira, atual ministra e presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É a primeira mulher a presidir o Tribunal.

Antônio Erasmo Queiroz Chaveiro
Natural de Goiânia; nascido em 27/04/1983; casado com Cristiane Cruz, Graduado em Comunicação Social – Jornalismo; Membro da Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes, Diretor Executivo da associação de Jovens Empreendedores de Trindade.

Carlos Augusto de Oliveira Botelho
Graduado em Biologia pela Universidade de Cuiabá; Mestrado em Ciência da Saúde pela Universidade de Brasília; Doutorado em Saúde e desenvolvimento do Centro Oeste pela Universidade do Mato Grosso do Sul; Diretor Geral da Faculdade União de Goyases em Trindade – Goiás.

Elton Rosa de Souza
Natural de Goiânia, em 25/01/1980, solteiro, Superior em Publicidade e Propaganda e Criação e produção publicitaria pela Faculdade Sul Americana; Designer gráfico da Associação Filhos do Pai Eterno; Designer gráfico da Prefeitura Municipal de Trindade; Gestor de Conteúdo do Portal Trindadetur; Diretor de Comunicação da AJE – Trindade; Membro da Academia Trindadense de Letras Ciências e Artes.

Goiana Vieira da Anunciação
Nasceu em Piracanjuba, em 20/10/1943; graduou - se em Canto e Licenciatura em musica pela Universidade Federal de Goiás; Foi uma das professoras pioneiras da escola Municipal de Música José Ricardo de Castro, atual Centro Livre de Artes, Foi Professora do Centro Cultural Gustav Ritter e Curadora da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Integrou ao Coral da UFG e Coral do Ateneu Dom Bosco. Apresentou-se em quase todos os Estados da Confederação. Ainda Na Argentina, França, Luxemburgo e Alemanha. Sobre tudo cantando para personalidades como o Governador Pedro Ludovico Teixeira, Presidente Juscelino Kubitschek, Secretário de Estado Norte Americano, Henry Kissinger, primeiro Ministro da França, Leonel Jospin e o Maestro Camargo Guarnieri que lhe chamava de MEU ROXINOL. Cantora Lírica, soprano coloratura. É membro da Academia de Letras, Ciência e Artes de: Inhumas, Piracanjuba, Trindade, Bela Vista de Goiás e Itaberaí; Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.

Inã Zoé Fernandes dos Santos
Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Alves Faria; Pós Graduado em estratégia Publicitaria e comunicação empresarial pelo IPOG, Vencedor de dois prêmios, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (ITERCOM) aos autores de melhores projetos de jornalismo do País, Assessor de Imprensa da Prefeitura de Trindade, repórter de política do jornal Opção e editor executivo no Jornal Cidade Agora, atualmente Presidente da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores de Trindade.

Maria Elizabeth Fleury Teixeira
Natural de Goiânia, pedagoga, com especialização em Orientação educacional e habilitação em Filosofia, Psicologia e Sociologia da Educação, pela PUC- GO. Foi Professora, pedagoga e técnica Judiciária. Escritora, cronista e biógrafa, têm trabalhos publicados nos jornais goianos, nas revistas da AFLAG e ABLAC. Além de pertencer á Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, AFLAG, onde atualmente é presidente, faz parte da UBE-GO, AGI-GO, Academia de Letras Ciências e Artes de Bela Vista e Trindade, Lançou o Livro: Rosarita Fleury-minha mãe em Abril de 2015.

Marlene Alves Carvalho Vieira
Natural de Trindade, formada em Direito pela Universidade Federal do Estado de Goiás. Pós-graduada em Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Civil pela UFG. Ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás em 1978, como Promotora de Justiça, em virtude de Aprovação em concurso Público de provas e títulos. Foi aposentada no cargo de Procuradora de Justiça, em 2004. Desde 2010, exerce a função de Presidente da Goiás Previdência- GOIASPREV. Integra o Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios da Previdência Social – CONAPREV- como conselheira.

Nilva Ferreira Ribeiro
Natural de Trindade–GO em 31/01/1958, graduada em licenciatura plena em Matemática pela PUC-GO, Graduação em Direito pela PUC-GO. Especialização em Administração Educacional pela Universidade Salgado Oliveira, Especialização em Direito Penal pela UFG-GO, Mestrado em Educação pela UFG-GO, Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás em 2009 á 2010, foi Professora na UFG, UEG, CEPABF, FATED e FGV.

Sônia Ferreira
Natural de Orizona-GO, diplomada em línguas Neolatinas e em Orientação Educacional, com mestrado em educação. Especialista em Dinâmica de grupos Comunitários e em Psicométria, Professora Universitária, Jornalista, Consultora em Educação e Cultura, Pertence a UBE-GO, ao instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Associação Goiana de Imprensa , as Academias de Letras, Ciências e Artes de Trindade-GO, de Caldas Novas–GO, de Orizona ,á Associação de Nacional de Escritores de – DF. Integra o Grupo Cultural da Região Centro Oeste – CECULCO. Criou os seguintes troféus: Índio Brasileiro, Pedra da Terra, Serenata. Integra diversas publicações brasileiras verbetes e antologias. Poetisa, cronista, ensaísta, folclorista, pesquisadora, animadora cultural.