Notícia: Ruth Brilhante - Líder dos agentes c...

Ruth Brilhante - Líder dos agentes comunitários de saúde morre aos 58 anos

Com grande pesar informamos que a presidente da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde e vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante, morreu na manhã da última quarta-feira, 3 de maio, aos 58 anos. Ela estava internada no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), desde o dia 12 de abril, em função de um acidente de trânsito ocorrido em Trindade. O corpo de Ruth Brilhante foi velado na Câmara de Vereadores de Trindade. O sepultamento é hoje. Mãe de três filhos, Ruth Brilhante destacou-se e contribuiu de forma significativa para a conquista de direitos aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Ruth Brilhante foi presidente da Conacs por três gestões. Entre os avanços que alcançou como líder das duas categorias profissionais destacam-se a regulamentação da profissão em lei; a definição de um piso salarial em nível nacional para os ACS e ACE e a derrubada de um veto presidencial que retirava dos salários das duas profissões a gratificação por insalubridade.