Notícia: Na próxima sexta (23/06) começa a Ro...

Na próxima sexta (23/06) começa a Romaria do Divino Pai Eterno 2017

Nossa Trindade é conhecida como a Capital da Fé do Coração do Brasil. A história da cidade é ligada diretamente à devoção ao Divino Pai Eterno, representado na figura da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, estampada no medalhão de barro encontrado pelo casal de lavradores Constantino Xavier e Ana Rosa, em idos de 1840, às margens do Córrego Barro Preto. A Romaria da devoção cresceu, e se tornou patrimônio de Trindade. O festejo religioso dura sempre 10 dias, tendo o ápice no primeiro domingo de julho, com a grande Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno.

Neste ano, a Romaria tem como tema “Maria serva fiel e humilde ao Divino Pai Eterno”. A Romaria do Divino Pai Eterno começa no dia 23 de junho e vai até o dia 2 de julho. Será um período de muita oração, novenas, missas e cultura, com o resgate das origens desta devoção. Este é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do país, e a maior festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Em 2017, espera-se que mais de 2,5 milhões de romeiros visitem Trindade para deixar suas orações e agradecimentos ao Pai Eterno. A tradicional Igreja Matriz de Trindade e o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno são os principais pontos de peregrinação desses fiéis peregrinos.

Durante os dez dias, as duas igrejas têm uma programação extensa com celebrações em horários alternados ao longo de todo o dia, além do atendimento de confissões e os batizados. Na programação, serão celebradas 115 missas, 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço. Aos finais de semana, o Santuário Basílica terá missas durante a madrugada para atender aos romeiros que preferem fazer a caminhada da fé durante a noite.

A festa ainda conta com uma programação especial que contempla a religiosidade e a cultura regional de Goiás, como a Romaria dos Carros de Boi e o Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros e Missa com os Foliões. Além disso, durante os dez dias, haverá outras romarias festivas: 3ª Romaria da Vila São Cottolengo, 14ª Romaria Arquidiocesana, 11ª Romaria Franciscana, 4ª Romaria da Solidariedade e a 2ª Romaria da Juventude Redentorista.

Para garantir o bom andamento da Festa e o bem-estar dos devotos, a organização da Romaria 2017 conta com a colaboração e o trabalho de diversos padres, religiosos, comunidades e Províncias. A equipe também conta com voluntários e trabalhadores divididos em diversas equipes: limpeza, cozinha, atendimento, manutenção, comunicação, venda de livretos de cânticos e água, liturgia e acolhimento aos devotos.