Notícia: Câmara de Trindade tem projeto para ...

Câmara de Trindade tem projeto para transformar lotes baldios em hortas

O Projeto de Lei do vereador Roni Ferreira  foi aprovado e segue agora para avaliação do prefeito de Trindade Jânio Darrot. Vereador acredita que a PL seja uma das mais importantes para o município

Raphael Bezerra

Trindade é ainda uma cidade com muitos lotes e áreas públicas abandonadas ou sem nenhuma construção. Com o objetivo de criar novas formas de renda para o cidadão trindadense e amenizar os problemas causados pelo abandono de lotes particulares e áreas públicas, o vereador Roni Ferreira (PDT) trouxe para trindade a proposta conhecida como Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (ProAUP).

O objetivo é incentivar, promover e apoiar atividades, não só, ligadas ao cultivo de hortaliças, legumes, plantas medicinais, plantas frutíferas e flores, como sugere o nome do programa, mas também a criação de animais de pequeno porte, piscicultura e a produção artesanal de alimentos e produtos de artesanato no âmbito do Município.

O Projeto de Lei foi aprovado em terceira votação na Câmara Municipal de Trindade na sessão de segunda feira, 24. A PL segue agora para sanção do prefeito Jânio Darrot (PSDB). Se aprovado Será de responsabilidade do Executivo fazer um levantamento de áreas públicas apropriadas para a implantação do programa e cadastrar áreas privadas compatíveis com o ProAUP. Com essas informações a Prefeitura deve criar e disponibilizar, inclusive online, um banco de áreas com locais que podem participar do programa. É necessário consentimento do proprietário das áreas privadas para que eles sejam incluídos no programa.

“Esse é um dos projetos de lei mais importantes de Trindade. Nossa município é um dos maiores produtores de farinha mas temos que buscar a matéria prima em outros municípios. Com a concessão do espaço para o pequeno agricultor, os produtores de farinha terão onde comprar mais barato”, explica o vereador Roni Ferreira.