História do Legislativo Trindadense

Na história política e administrativa de Trindade, observamos que desde a sua origem obscura em dias do século passando, suas funções administrativas ficaram centradas no governo da Província, com sede em Vila Boa de Goiás. Somente em 1910, houve o desmembramento para Campinas da qual Barro Preto era distrito, realizado ali as funções públicas necessárias. Com a emancipação política de Trindade ocorrida em 16 de julho de 1920, foi criado o “Conselho Municipal de Trindade” ás 12:00 horas do dia 31 de agosto de 1920 no Paço Municipal, onde houve a posse do primeiro presidente do referido conselho, substituindo o coronel Anacleto Gonçalves de Almeida que ficaria inteiramente no cargo desde 16 de julho, acumulando as funções de Prefeito e Conselheiro. Foram eleitos, assim os primeiros membros do Conselho Municipal de Trindade: Salvino Vaz da Silva (Presidente), João Antônio da Fonseca (Vice-Presidente), Thibúrcio José do Carmo (Secretário). Estiveram presentes ao evento as figuras de destaque da história de Trindade: José Bernardes Couto, Nicolau Silva Santos, Octávio Batista Arantes, Lucas Carvelho, João Argenta, Antônio Francisco Ottoni, Antônio Gonçalves Malta, Leonel Claudemiro de Macedo, Geminiano Alves de Mello, João Pereira da Silva, Lúcio Wenceslau da Fonseca, Cyrino Gonçalves de Oliveira Freitas, Baldomero Fernandes, Joventino Martins de Souza, Benedito Cardoso de Souza, João Elias de Oliveira, Joaquim Alves de Melo, José Alves de Carvalho Sobrinho, João Alvarenga, Paulino Adelino Costa. Foi realmente, uma data histórica.

No livro histórico de 1920 a1932, constam os presidentes do Conselho Municipal: Leonel Claudimiro de Macedo, João de Deus Ferreira das Neves, Lucas Carvelho, Octávio Batista Arantes, João Pereira da Silva, Luiz Martins Costa, Mariano de Queiroz, Zacarias Teodoro de Oliveira e Baldomero Fernandes. Houve um lapso de tempo, pela falta de documentos d época entre 1932 a 1947, que caiu no ostracismo.

Somente nova documentação nos mostra a instalação da “Câmara Municipal de Trindade” sob os diante constitucionais de 1946, que ocorreu em 07 de dezembro de 1947; tendo por Presidente Alexandre Rodrigues de Oliveira e vereadores: Vespesiano Odorico Vieira, José Monteiro da Rocha, Guilhermino josé de Souza, Henrique Nery da Silva e José Teixeira de Deus. De 1949 a1950, foi presidente José Monteiro da Rocha destacando-se o vereador Jaime de Oliveira que foi presidente em 1951, tendo por vereadores: Olímpio Batista da Silva, Anedino Arantes, Abrão Manoel da Costa, Hilton Monteiro da Rocha, Henrique Nery da Silva e Vespesiano Odorico Vieira.

No ano de 1983, foi presidente Sebastião Costa com os vereadores: Horácio Cotrin de Carvalho, José Batista Pires de Campos, Gabriel Antônio Borges de Oliveira, Hildo Bento dos Santos, Gorgônio Alves Fortes, Atinoarantes Hermínio de Carvalho, João Eterno Ferreira, Roberto Monteiro de Lima, Vanilton Correia e Wácelles Bittencourt. Seguiram-se os presidentes: Sebastião Costa (1984), Gorgônio Alves (1985,1986,1987), Gabriel Antônio Borges de Oliveira (1987-1988).

No expirar da década de 80, assume a presidência o vereador Vanilton Correia de Azevedo com os edis: Wácelles Bittencourt, Vildemon Coimbra, Afonso Olimpio de oliveira, Pedro Alves de Morais, Horácio Cotrin de Carvalho, Arquidones Bites Leão Leite, José Antônio de Oliveira, Milton José de Morais. Seguem-se os presidentes: Vanilton Correia de Azevedo (1990), Wácelles Bitencourt (1991-1992). Nesta Legislatura a Lei Orgânica do Município, foi criada.

Em 1993, foi presidente da Câmara Municipal o vereador João de Deus Chaves Aguiar, com os vereadores: Flori Domingues, Leofonso Teixeira Ramos, Inácio Vieira, Hélio Dias, Hélio Rodrigues, Melchior Tomaz Gonçalves, Onival Corrêa de Azevedo, Ana Divina de Araújo Nogueira, Juvenal Ricardo de Freitas, Hidelbrano Cardoso, Carlos José Domingues. Seguiram-se os Presidentes: João de Deus Chaves Aguiar (1995), Leofonso Teixeira Ramos (1996).

No ano de 1997, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Trindade a Vereadora Maria Aparecida da Silva, com os vereadores: Leofonso Teixeira Ramos, Dílson Alberto de Souza, João Elpídio Leite Filho, José Joaquim de Paula, Onivaldo Oliveira da Costa, Onival Corrêa de Azevedo, Rosemberg Gonçalves da Rocha, Sebastião Francisco dos Reis, Vildemon Coimbra e Arquidones Bites Leão Leite. Segui presidente o vereador Leofonso Teixeira Ramos (1999-2000), neste mandato foi votado o Regimento Interno do Legislativo. Mereça destaque o trabalho dos secretários da Câmara Municipal, que em épocas distintas, auxiliaram no crescimento dos serviços prestados à comunidade: Ubaldina dos Santos Almeida (Nenê), Elza de Freitas, Arleno Mendanha e, de maneira especial, Benedito Altair Pinheiro Costa, conhecido e admirado com “Ditinho da Prefeitura”, tal o seu esforço na realização dos trabalhos por décadas seguidas. Importante salientar, também as figuras femininas que avançaram o tempo e conseguiram impor a participação da mulher no legislativo trindadense: Maria Alves de Carvalho, Iraci Borges, Ana Divina de Araújo, Joana D’arc Alves de Aguiar (substituindo o vereador licenciado Arquidons Bites, por trinta dias); nos dias de hoje as vereadoras Gerúsia de Paiva Ferreira, Ana Maria de Carvalho. È importante destacar que a vereadora Maria Aparecida Silva, foi a pioneira no cargo de Presidente do Legislativo em nossa terra.

Nesse bosquejo histórico, lampejos do legislativo trindadense em várias épocas, ficando as omissões por conta da falta de documentação específica ao necessário levantamento para as elucidações à luz do empirismo.

Para o mandato de 2001 /2002, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Trindade o vereador Carlos José Domingues, com os vereadores: Amarildo Jacinto de Souza, Aurimar Rodrigues de Lima, Ana Maria de Carvalho Luz, Carlos Roberto Bento de Oliveira, Fernando Ferreira da Silva ( 1º cigano vereador), Felipe Neves Fenelon Vieira, Gaspar Gontijo dos Reis, Gerúsia Ferreira de Paiva, Leofonso Teixeira Ramos ( Felinho), Onival Corrêa de Azevedo, Paulo César Alves Borges, Petrônio Gentil de Souza, Raimundo Lopes de Souza e Rosemberg Gonçalves da Rocha.

Na administração do vereador Carlinhos foi construída a sede nova do Legislativo Trindadense, no setor Jardim Primavera numa área pública doada pelo atual prefeito Dr. George Morais Ferreira. A arquitetura do prédio foi criada pela Arquiteta trindadense Mara Edna Alves. Venceu o processo licitatório a construtora Constreal de Anápolis GO, do Engenheiro Arno Buss e do Administrador Carlos (Carlão). A mudança para a nova sede se deu em dezembro de 2001. As novas instalações têm uma área de 2.181,24m construída, ficando somente um prédio de andares, para ser edificado com gabinetes parlamentares. Nas eleições internas para a mesa diretora do biênio 2002/2004, foi vencida pelo vereador Leofonso Teixeira Ramos (Felinho), presidente pela 3ª vez, na vice-presidência ficou o vereador Felipe Neves Fenelon Vieira, 1º secretário Rosemberg Gonçalves da Rocha 2º secretário o vereador Aurimar Rodrigues Lima.

No ano de 2005, na gestão de 2005/2008, foi presidente da Câmara Municipal de Trindade, Flávio Luis B. Guilarducci, com os seguintes vereadores: Ucleide de Castro Bueno, Adauto Angélico Floriano, Ricardo Fortunato de Oliveira, João Elpídio Leite Filho, Ezio Bernardes Leite (Sassá), Juarez Antônio de Carvalho, Gleysson Cabriny de Almeida Costa, Dr. Leone Alves de Resende, Flori José Domingues. Seguem os seguintes presidentes: Ezio Bernardes (Sassá) (janeiro a junho de 2006), Ricardo Fortunato (julho a dezembro de 2006), João Elpídio (Fevereiro a março de 2007), Cleyson Cabriny (abril a dezembro de 2007), Ucleide de Castro (Ferruja) (janeiro a outubro de 2008), Adauto Angélico (novembro a dezembro de2008). Em junho 2008 o vereador Dr.Leone Alves de Resende se licenciou para assumir a secretaria de Saúde do Município e então assumiu em seu lugar na Câmara Municipal o vereador Altamiro Alves de Carvalho Júnior.

Em 2009, na gestão de 2009/2012 assume a presidência o vereador Dr. Antônio Caetano de Moraes com os vereadores: Marcos Divino Rosa da Silva (Marcos Lago), Ucleide de Castro Bueno, Ana Maria Alves Carvalho Luz, Hélio Braz Gomes, Valdenir Vieira dos Santos, Marcelo Margarida de Carvalho, Marcelo Rezende Parreira, Valdivino Barbosa Vieira, Ricardo José Gonçalves Marques.

Em janeiro de 2010 assumiram a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Trindade: Presidente Marcelo Rezende Parreira (Curicas), vice-presidente Marcos Lago, Primeiro Secretário Valdenir Vieira e Segundo Secretário Valdivino Barbosa.